quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nutrição na Saúde e Estética by Jaquiele Lima


Sobre o reality show “projeto verão 2013” protagonizado pela blogueira Kellyane Lacerda:

Apresentação:

Meu nome é Jaquiele Lima, sou nutricionista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em nutrição aplicada à estética pelo Instituto Ana Paula Pujol (IAPP).
Quando Kellyane veio com a proposta de fazer um reality show voltado para perca de peso e melhoria da qualidade de vida, eu topei na mesma hora, pois já tinha pensado muitas vezes em fazer algo nesse sentido para encorajar as pessoas e mostrar que é possível sim, entrar em forma com saúde. 
Kelly é minha amiga de longas datas e tem muitas coisas parecidas comigo, a começar pelo dia do aniversário, ambas completamos anos no dia 08 de janeiro.
Sempre estive ligada ao mundo da moda, direta ou indiretamente, uma vez que minha mãe, costureira de profissão, fez desse universo o seu “ganha pão” e eu cresci ali entre revistas de moda, tecidos, modelagem e desenhos de estilistas.  Durante a adolescência participei de desfiles e vi de perto como funciona esse mundo. Acompanho o blog Sonhos e Consumos desde a criação e sou muito fã.
Certa vez uma cliente da minha mãe, que estava um pouco acima do peso, estava provando uma roupa e sua filha a chamara de gorda e feia, a mãe, com sua imensa sabedoria, olhou para a menina e disse: Filha (disse o nome dela) aprenda a ver e valorizar o que as pessoas tem de melhor. Uma lição de vida! Nunca esqueci isso e concordo plenamente com essa mãe, antes de tudo, vamos aprender valorizar o que temos de melhor aprendendo também a melhorar esses pontos fortes.
Deus me deu o dom de ajudar as pessoas a se sentirem bem. Eu acredito na autoestima como elemento de alavanca para o sucesso. Então vamos lá, rumo ao sucesso Kellyane.
Vinicius de Moraes afirmou que “beleza é fundamental” eu acrescento que beleza associado à saúde e bem estar é que é fundamental.

Segue abaixo o projeto no que se refere à nutrição:



Projeto verão 2013 da blogueira Kellyane Lacerda



O conceito de beleza varia de acordo com cada época. Até o século XVIII-XIX um corpo largo, curvilíneo com mais gordura estava ligado à saúde, fertilidade e alta classe social.


 
Até o começo do século XX a beleza era considerada muito mais um dom de Deus do que o resultado do esforço individual sobre si. A mulher podia se embelezar mais sem exagero evitando modificar sua aparecia: “a mulher de má pinta, mais a cara pinta”.
Após a depressão de 1929 e as duas grandes guerras as mulheres perderam seus maridos e como consequência surgiram as primeiras mulheres independentes financeiramente e sexualmente e isso repercutiu nas vestimentas e costumes.


Falando especificamente da mulher brasileira também se consegue notar as modificações ao longo do tempo fazendo uma análise das medidas consideradas como harmônicas em cada época: é o que se ver ao comparar Marta Rocha na década de 50 com a modelo Gisele Bündchen.

 
A mulher brasileira se divide em dois modelos que são impostos pela mídia representados de um lado pelas modelos mundialmente famosas e do outro o padrão brasileiro representado bem pela atriz Juliana Paes e mais recentemente pelas “mulheres fruta”.



É fato que a aparência influencia na autoestima e qualidade de vida dos indivíduos. De acordo com psicoterapeuta Tomasso de uma popular revista nacional: autoestima é o valor físico e emocional que se dá a si mesmo. Quando o indivíduo está com sua autoestima elevada ele se sente mais seguro e confiante sendo capaz de desenvolver seus afazeres e até mesmo passar por seus problemas com maior facilidade.
Tomasso diz ainda que a beleza é “um juízo de valor e não de realidade“. Traduz dizendo que, beleza não é mensurável. Não posso dizer que “A é mais bonito que B” apenas que “eu acho A mais bonito que B” Essa avaliação é subjetiva, intima e pessoal.
Quando a aparência afeta ou o psicológico ou o emocional ou o social, diminuindo dessa forma a qualidade de vida do indivíduo, é hora de buscar ajuda. É nesse momento que entra a equipe de profissionais na área de saúde evitando transtornos como anorexia e bulimia tão comuns em quem procura um se encaixar em um padrão preconizado pelos veículos de comunicação audiovisuais.
É preciso muito cuidado para não cair nas armadilhas impostas pela mídia que impõe uma verdadeira “Ditadura da Beleza”. Claro que todos querem “estar na moda”, porém as tendências da passarela não devem sobrepor o bom senso. É preciso cautela e discernimento para saber o que serve e o que não serve para você respeitando assim sua individualidade. A meta não é seguir um padrão inatingível e sim buscar ser o melhor que se pode com o que se tem.
Buscar metas reais para melhoria da qualidade de vida passa pela prática de atividade física e a nutrição adequada; atitudes essas que formam os pilares da saúde sendo essenciais e preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como elementos de prevenção de patologias e melhoria da qualidade de vida.

Diante do que foi exposto,  o objetivo principal do projeto verão, no que se refere à parte da nutrição, é proporcionar uma reeducação alimentar visando a saúde e qualidade de vida da blogueira Kellyane Lacerda mostrando as leitoras do blog que é possível entrar na medida certa com saúde e consciência.

Para tanto, será feita uma avaliação nutricional detalhada em relação ao consumo alimentar habitual, antropometria com percentual de gordura e circunferências, exames laboratoriais e dados clínicos. Será traçado um plano alimentar de três meses que será dividido em fases de acordo com a necessidade. 



Gostaram? Comentem!!

Kisses...

3 comentários:

  1. Adorei sua postagem sobre a estética, pois as mulheres procuram o corpo sarado e esquecem da saúde. Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Tow querendo entrar nesse projeto verão tb kkkk, boa sorte Kelly e bons resultados.

    ResponderExcluir
  3. ADOREI! VC APROFUNDOU O ASSUNTO DE FORMA A SE TORNAR UMA LEITURA COMPLETA SEM SER CHATA, ABORDOU O TEMA NOS PRINCIPAIS DETALHES E FUNDAMENTOU O SEU PONTO DE VISTA DE DRª E MULHER. PARABÉNS!

    ResponderExcluir