sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Shampoo... Como fazer a escolha certa?

Hi S&C... Vocês sabem como escolher o tipo certo de shampoo para as suas madeixas, além daquelas informações contidas nas embalagens?
O texto é um pouquinho grande, mas vale a pena ler até o fim...
Vejamos!!!

Shampoo Transparente
De acordo com a dermatologista Carolina Feijó, os shampoos transparentes são bastante indicados para a limpeza dos fios e do couro cabeludo. Esse tipo geralmente é mais neutro, podendo ser totalmente sem cor ou com outras tonalidades.
O shampoo transparente pode ser usado para todos os tipos de cabelo, principalmente os oleosos, que necessitam de lavagens mais frequentes. Mas é preciso ter cuidado para não ressecá-los, cuidando sempre com a hidratação na sequência, que deve ser feita com um condicionador adequado.
É possível também usar o produto transparente para a limpeza e depois aplicar outro shampoo de textura leitosa ou perolada para tratar e hidratar os fios.
Na hora de lavar os cabelos, dependendo da necessidade, aplique uma ou duas vezes o shampoo transparente, enxaguando bem. Depois é só usar a opção de tratamento indicada para o seu tipo de cabelo e o condicionador em seguida.
Shampoo Perolado ou translúcido
O shampoo perolado ou translúcido também pode ser usado diariamente, pois ele possui uma boa capacidade de limpeza, mas não igual ao transparente, e um nível intermediário de hidratação.
Esse tipo é indicado para cabelos secos, normais e de oleosidade moderada. Quem tem os cabelos muito oleosos vale uma lavagem antes de aplicar o perolado com um shampoo transparente para retirar bem o sebo e o aspecto pesado.
Shampoo Leitoso
Com uma capacidade hidratante mais elevada, o shampoo leitoso é mais denso e trata os fios de forma mais completa.
Quem utiliza esse tipo com frequência, é importante usar um shampoo de limpeza (transparente) pelo menos uma vez por semana para limpar mais profundamente os fios e o couro cabeludo. Lembrando que o produto leitoso não é indicado para cabelos oleosos, pois pode deixá-los mais pesados.
Os tipos de cabelos mais beneficiados com a textura do shampoo leitoso são os secos e tingidos, principalmente quando os produtos contêm ingredientes ativos que hidratam e nutrem os fios.
“Dê preferência aos produtos que têm em sua formulação substâncias que dão força aos cabelos como pantenol, ceramidas, aloe vera, queratina e cisteína. E ativos hidratantes como óleo de argan”, indica a dermatologista Carolina Feijó.
Shampoo Anti-resíduos
Os shampoos anti-resíduos fazem parte daqueles de textura transparente, sendo indicado para o uso esporádico para a limpeza profunda dos cabelos. Esse tipo deve ser usado no máximo uma vez por semana por quem tem os cabelos oleosos. Para os outros tipos de fios, como os normais e mistos, o indicado é que se use a cada 15 dias. Os cabelos secos podem ser prejudicados com o uso do anti-resíduos, pois os seus ingredientes ativos de limpeza e o pH alcalino podem deixa-los ainda mais ressecados.
Dicas
Os cabelos merecem cuidados especiais e saber escolher o shampoo certo já é um grande passo para deixá-los sempre bonitos. A dermatologista Carolina Feijó tem mais algumas dicas para as madeixas ficarem sempre bem tratadas:
  • Diminuir a temperatura da água para enxaguar os cabelos;
  • Evitar condicionador na raiz;
  • Evitar dormir de cabelos molhados;
  • Evitar usar muito o secador de cabelos, principalmente sob tração, como as escovas;
  • Controlar o uso da chapinha. (Fonte: http://todaela.uol.com.br).
  • Espero que tenham curtido as dicas...
Kisses

Nenhum comentário:

Postar um comentário